Gerente do projeto Construa Brasil explica metas e produtos oferecidos para incentivar a modernização industrial

Paulo Muller, gerente do projeto Construa Brasil, explicou sobre as metas e produtos oferecidos para incentivar a modernização industrial

Por Modern Construction

O primeiro dia de palestras da Arena Sistemas recebeu Paulo Muller, engenheiro civil, com MBA em gerenciamento de projetos, e Gerente do Projeto Construa Brasil – MDIC.

para contar um pouco mais sobre o projeto que tem metas estabelecidas relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, assim como os desdobramentos da Estratégia BIM BR e o incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.

Com prazo para terminar em dezembro de 2024, o Construa Brasil é um termo de colaboração com uma Organização da Sociedade Civil que tem como objetivo a execução de projetos com vistas ao ganho de produtividade e competitividade do setor de construção civil e apesar de estar próximo de terminar, segundo Muller, o seu legado vai permanecer. O engenheiro ressaltou com alegria, o fato do projeto ter sido lançado em dezembro de 2019, em um governo anterior e que foi mantido pelo atual governo. Um feito raro no Brasil.

Durante esses anos, o projeto se focou em três eixos:

Desburocratização – focado na convergência e simplificação dos Códigos de Obras e Edificações (COE) e na melhoria do processo de concessão de alvará para construção.

Digitalização – Com o foco na difusão do BIM e seus benefícios, com o apoio de ações, criação de condições favoráveis para investimento do setor público e privado, além do desenvolvimento de normas técnicas e a aplicação das tecnologias relacionadas ao BIM. Não à toa, o projeto criou uma série de conteúdos EAD gratuitos que podem ser acessados no site do projeto.

Industrialização – A construção está se modernizando pelo mundo e, no Brasil, esse processo precisa ser acelerado, por isso, o foco desse eixo é a identificação e adequação de regulamento técnico para incentivo à coordenação modular, assim como um texto base para um projeto de norma para produção industrializada de kits para construção de componentes de construção.