A RECEPETI foi contratada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para realizar as ações do AMFRITEC com coordenação da equipe da UFSC.
O AMFRITEC é uma iniciativa de estímulo à inovação em diferentes setores da comunidade da região da Foz do Itajaí com várias frentes de atuação em todos os 11 municípios da região. O projeto representará uma peça estratégica para o desenvolvimento da inovação e pesquisa em Santa Catarina.
O projeto conta com cinco ações com objetivo de promover e fortalecer o ecossistema de inovação na região:
1.1. “Cultura da Inovação I“: Divulgação do papel do Centro e do Distrito de Inovação para demonstrar a importância de desenvolver este ecossistema em todos os municípios da região.
1.2. “Cultura da Inovação II“: Capacitação sobre ambientes de incubação e empresas incubadas, gestão da inovação, apoio a startups para estudantes e empreendedores.
1.3. “Cultura da Inovação III“: Organização de eventos abertos, como as palestras do TEDx, o 100 Open Startups e o Startup Weekend.
2. “Programando o Futuro“: Introdução de conceitos básicos de linguagem de programação e estímulo ao racionário lógico para criança de 8 a 12 anos.
3. “Geração TEC“: Capacitação de jovens e adultos em cursos de curta direcionado para as demandas do setor de tecnologia da região. As demandas foram identificadas a partir de um mapeamento das empresas do setor na região também realizado pelo AMFRITEC.
4. Preparação do Centro Regional de Inovação de Itajaí para que esteja totalmente operacional desde o primeiro dia.
5. Instalação, no Centro Regional de Inovação, do Escritório da UFSC, que atuará como um hub, ou seja, ligará as demandas por pesquisa e desenvolvimento dos empreendimentos que operarem no Distrito e no Centro Regional de Inovação aos laboratórios da UFSC em outras cidades.
A coordenação do AMFRITEC está sob a responsabilidade da coordenadora do Curso de Engenharia de Infraestrutura do campus de Joinville da UFSC, professora Valéria Bennack.
O projeto é resultado da parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O MCTIC aportou R$ 4,4 milhões no AMFRITEC.