[et_social_follow icon_style="simple" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" spacing="true" outer_color="dark"]

Histórico

A Rede Catarinense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Tecnológicos (Recepet) foi criada em 17 de outubro de 2001, com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento e a expansão das incubadoras e empreendimentos tecnológicos em Santa Catarina. A entidade era integrada por entidades representativas como Instituto Gene Blumenau e Joinville, Blusoft, Sebrae, Celta, MIDI, ACATE, Softville, Tecnopark, Midisul, Midiville e Centro Geness.

Novo momento

Em 2013, de acordo com um novo momento da Economia catarinense e o estabelecimento de políticas públicas de estímulo à inovação, os associados decidiram alterar o estatuto e ajustar o papel da rede. Com a renovada denominação de Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), a entidade ampliou sua atuação para promover a educação, o desenvolvimento econômico e social, científico, tecnológico e o empreendedorismo inovador em Santa Catarina. São 140 instituições associadas, entre universidades e institutos de ensino superior, incubadoras, associações empresariais, governo, institutos, fundações, parques tecnológicos, e outras.

Cabe à Recepeti integrar, fomentar, gerir iniciativas empresariais, acadêmicas e governamentais voltadas à inovação e ao empreendedorismo, bem como promover o intercambio de experiências, informações e cooperação técnica entre incubadoras, parques tecnológicos e outras entidades de geração de novos empreendimentos e formação de empreendedores inovadores, em nível nacional e internacional. Com tal direcionamento, a rede se habilita a potencializar as estratégias de cooperação entre as instituições de ensino superior e de pesquisa, empresas, governo e comunidade no Estado de Santa Catarina, visando o desenvolvimento da cultura para inovação e competitividade científica, tecnológica e empresarial.

Diante da revisão de seu posicionamento, a Recepeti passou a ocupar um espaço importante na articulação entre ações da chamada tríplice hélice, envolvendo governo, academia e empresas. Nos últimos anos, convênios foram firmados na rede com a Empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação (Finep) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Parcerias nacionais foram realizadas com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Instituto I3, a Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc), as Universidades; mas também foram firmadas parcerias internacionais, com o Stanford Research Institute (SRI), de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, e Xarxa de Parcs Cientifics I Tecnológics de Catalunya (XPCAT), da Espanha.

Ecossistema estadual de inovação

Em 2014, a Recepeti foi habilitada à efetivação de um convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), para apoiar o Programa Catarinense de Inovação, no eixo da estruturação e expansão da infraestrutura para inovação. De acordo com as suas competências, a Recepeti passou a buscar referencial e a promover discussões sobre conceitos, modelos de governança, papéis e aspectos jurídicos de 13 Centros de Inovação que se encontram em fase de implantação no Estado. A distribuição dos habitats em diferentes regiões catarinenses consta do Programa Catarinense de Inovação (PCI), no eixo Infraestrutura.

O trabalho da rede dentro do convênio com o governo estadual soma a pesquisa de referências mundiais em inovação e transferência tecnológica, a realização de workshops com consultores internacionais voltados aos gestores do ecossistema de inovação de Santa Catarina, assim como estudos e registros voltados às vocações das 13 regiões de SC que sediarão os Centros de Inovação.

Convênios internacionais

O primeiro convênio internacional da Recepeti foi firmado em janeiro de 2015, com a Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha, ou e Xarxa de Parcs Cientifics I Tecnológics de Catalunya (XPCAT). O acordo de cooperação abriu um canal de intercâmbio técnico e acadêmico, de transferência tecnológica e de realização de projetos envolvendo entidades catarinenses e catalãs. A parceria viabilizou o 1º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, realizado pela Recepeti e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), no auditório do Sebrae, em Florianópolis, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2015. O encontro foi ministrado por Josep Miquel Piqué, então presidente da XPCAT e vice-presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha (APTE) e envolveu representantes dos 13 comitês de implantação dos Centros de Inovação estaduais. Como produto do evento, a XPCAT constituiu em conjunto com a Recepeti um plano de trabalho para os Centros de Inovação catarinenses.

O segundo convênio internacional da Recepeti foi firmado com o instituto de pesquisa SRI International, da Califórnia, nos Estados Unidos. A parceria concretizou o 2º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, de 16 a 20 de março de 2015, em Florianópolis. Promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), o encontro representou uma imersão e processos de implantação e gestão da inovação para os integrantes dos comitês de implantação dos Centros de Inovação. As capacitações foram ministradas pelos executivos Dennis Tsu, diretor executivo do Centro de Liderança da Inovação, e Peter Kant, diretor executivo do Centro para a Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do instituto americano. O SRI é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1946 e inicialmente subordinada à Universidade de Stanford, conforme remete a sigla (Stanford Research Institute). Suas pesquisas resultaram em produtos como o mouse para computadores, TVs em alta resolução e medicamentos contra o câncer.

Realização de novos projetos

Outros projetos realizados pela Recepeti e voltados à gestão da inovação também podem ser citados. Um deles foi a estruturação de um Cluster de Inovação Educacional, com o objetivo de melhorar o aprendizado nas escolas catarinenses e desenvolver o mercado de empresas de tecnologia de Santa Catarina. O Cluster de Inovação na Educação é um esforço coletivo da rede junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR-GF) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com Secretaria de Educação (SED) de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) por meio da Vertical Educação. A entidade empresarial organizou o Portfólio de Soluções Inovadoras Educacionais, integrando conhecimento, tecnologias e práticas inovadoras que propiciem uma melhor experiência de aprendizado nas escolas catarinenses e estabeleceu um processo para a integração dessas soluções dentro do contexto escolar.

Como trabalho de pesquisa, a Recepeti realizou o Benchmarking sobre Gestão de Habitats de Inovação, em convênio com a Fundação de Pesquisas Socioeconômicas (FEPESE) e o apoio do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho desvendou os diferentes modelos nacionais e internacionais de habitats de inovação, bem como os elementos fundamentais e requisitos de um sistema de inovação eficiente. Foram pesquisados habitats do Brasil, das Américas, da Europa, da Ásia, África e Oceania.

Destaque-se que os projetos de engenharia e construção dos 13 centros de Inovação do Estado foram desenvolvidos na Tecnologia BIM, através da Empresa de IDP de Barcelona.

E a partir daí a Recepeti passou a realizar palestras e disseminar a tecnologia, em parceria com técnicos da Secretaria de Planejamento do Estado.

No ano de 2015, a Recepeti foi embaixadora oficial de mobilização para o Brasil e América Latina do IOT Solutions World Congress, realizado de 16 a 18 de setembro, em Barcelona, na Espanha, e ministrado por especialistas de organizações como a AT&T, Cisco, General Electric, IBM e Intel.

Em novembro de 2015, a Rede Catarinense de Inovação foi a realizadora da etapa Santa Catarina do evento 100 Open Startups, que avaliou mais de 1,5 mil empresas em todo o Brasil selecionando 150 para a aproximação com grandes companhia, fundos de investimento e programas de empreendedorismo. Da etapa Catarinense, 11 empresas figuraram no ranking das 100 startups mais atraentes para o mercado no Brasil e duas delas ficaram entre as 10 primeiras colocadas.

A Recepeti promove, ainda, constantes ciclos de capacitação de gestores em temas como Propriedade Intelectual, Inovação em Modelos de Negócios, Método Canvas, Práticas Cerne-Anprotec, e Captação de Recursos, com foco na qualificação de seus associados.

Inovação regional

Nos anos de 2016 a 2018 a Recepeti foi contratada pela AMFRI – Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, para definição do modelo e estudo jurídico para viabilização da ocupação do Centro Regional de Itajaí.

Realizou também o estudo do modelo de Implantação do Distrito de Inovação regional de Itajaí e outras avenças.

A partir de 2019, a Rede realiza parceria com a UFSC/FEPESE, na execução do Projeto financiado pelo MCTIC, “Promoção e Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e Operacionalização do Centro de Inovação Regional de Itajaí”, em específico aos entregáveis:

  • Formação profissional (Geração TEC), cursos voltados à capacitação de Recursos Humanos para o setor TIC – nos municípios da Região da AMFRI.
  • Programando o Futuro – este trabalho está sendo executado com mais de 5.000 crianças de 8 a 12 anos nos municípios da AMFRI, devendo atender 10.000 alunos até dezembro. Neste programa as crianças aprendem lógica de programação, através de plataforma SCRATCH, desenvolvida pelo MediaLab do Mit. A Rede detém o Registro da marca e propriedade intelectual do “Programando o Futuro”

Estas ações objetivam a formação de capital intelectual para a nova economia, impactando em profunda mudança na cultura da Região voltada à Inovação e ao mundo da tecnologia.

Inovação na construção civil

Em 2020, foi assinado o Termo de colaboração ME/MDIC, formalizando a atuação da rede junto ao projeto Construa Brasil, pelo qual se pretende melhorar o ambiente de negócio do setor da construção, incentivando as empresas a se modernizarem.

A iniciativa do Governo Federal estabelece importantes metas e entregas relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, aos desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada. Os três eixos do Construa Brasil são:

  • Desburocratização: para padronizar e simplificar os Códigos de Obras e Edificações e para melhorar o processo de concessão de alvarás de construção.
  • Digitalização: para acompanhar as transformações tecnológicas, tendo o BIM como a porta de entrada. O Construa Brasil possui diversas metas para disseminar a utilização desta inovação e, com isso, reduzir o desperdício e aumentar a produtividade e a transparência no setor.
  • Industrialização: para incentivar a coordenação modular e a industrialização do setor.

Vocação e conexões

A Recepeti possui, dentre as instituições associadas, todos os centros de inovação de Santa Catarina, universidades, representantes das hélices ligadas ao Governo e empresas, além das incubadoras e parques tecnológicos ativos no Estado, apresentando a necessária representatividade do Ecossistema em pauta.