Carregando Eventos

« Todos Eventos

UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0

18/dez - 21/dez

Entre 18 e 21 de dezembro, Florianópolis receberá uma comitiva de pesquisadores, empresários e integrantes do governo italiano para o UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, evento que promoverá parcerias entre empresas brasileiras e italianas, e mobilidade acadêmica em pesquisas da área tecnológica. A ideia é criar também um laboratório voltado a estudos da indústria 4.0 com a participação de universidades e empresas brasileiras e europeias.

O evento é promovido pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), por meio de seu programa de internacionalização com a UNIBO (Universidade de Bologna), na Itália. A programação prevê, nos dias 18 e 21, visitas técnicas da comitiva italiana a empresas de base tecnológica, que são exemplo de inovação em diversos setores, além de instituições públicas ligadas à área de tecnologia.

Workshop na FAPESC

No dia 19 de dezembro, a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) recebe a comitiva italiana para promover um workshop aberto e gratuito sobre mobilidade acadêmica, oportunidades em internacionalização para empresas brasileiras e agenda digital para cidades inteligentes. O público-alvo são estudantes, professores e empresários.

Na parte da tarde, ocorrem bate-papos (face-to-face meetings) com cada um dos palestrantes, para discutir possíveis parcerias ou conhecer melhor os projetos italianos. Os interessados poderão conversar com Antonio Corradi, professor da UNIBO; Lucia Mazzoni, chefe de Inovação em Serviços da Aster; ou Giovanni Grazia, que está à frente da Agenda Digital Emília-Romana (ADER). Para participar é necessário fazer inscrição prévia neste link: https://jointlab.wixsite.com/udesc/inscricao

No dia 20, haverá reunião técnica na UDESC (Plenarinho – UDESC ESAG), com a presença de representantes de instituições convidadas. Os professores da UNIBO e da UDESC apresentarão a ideia do Joint Lab e a proposta do estudo de viabilidade. As entidades convidadas apresentarão os projetos que desenvolvem e que poderiam integrar o Joint Lab. As entidades também poderão se manifestar sobre a vontade de participar do Joint Lab e o nível de envolvimento que poderiam ter.

O UDESC-UNIBO Joint Lab será um laboratório formado por pesquisadores e empresários do Brasil e de países da União Europeia, que terá como finalidade pesquisar o uso de big data para desenvolver a chamada indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial. “Como se trata de uma organização internacional que opera com questões de transferência de tecnologia, gestão do conhecimento, uso de dados privados, licenças de softwares, patentes de produtos e serviços, entre outras questões econômicas, é preciso um detalhado estudo de viabilidade antes de iniciar as operações”, explica Gisiela Klein, pesquisadora do LabGES (Laboratório de Tecnologias de Gestão), um dos parceiros no projeto Joint Lab.

O projeto que estuda a viabilidade do Joint Lab foi criado pela UNIBO e tem prazo para execução até junho de 2018. “O projeto prevê este primeiro encontro no Brasil para apresentar a ideia aos potenciais parceiros, ouvir sugestões, mapear oportunidades e dar início à análise de viabilidade técnica do Joint Lab”, comenta Gisiela. Outros dois eventos estão previstos para ocorrer em Bologna, na Itália, no primeiro semestre de 2018, finalizando o estudo para a criação do Joint Lab on Big Data for Industry 4.0.

 

Fonte: Fapesc

Detalhes

Início:
18/dez
Final:
21/dez
Evento Tags:
, ,

Local

Auditório da Fapesc
Av. Admar Gonzaga n. 2765
Florianópolis, Santa Catarina 88030000 Brazil
+ Google Map
Website:
http://www.fapesc.sc.gov.br/

 

 

Share This