Anprotec, Sebrae e ICE lançam chamada para negócios de impacto

A Anprotec, o Sebrae e o ICE anunciaram, a abertura da chamada para o Programa de Incubação e Aceleração de Impacto.

O objetivo do programa é apoiar o desenvolvimento de negócios de impacto e mobilizar incubadoras e aceleradoras de todo o Brasil para a atração, seleção e acompanhamento de negócios de impacto, na construção de uma agenda empreendedora que possibilite mais soluções para a resolução de problemas sociais.

“O programa está alinhado a uma vertente cada vez mais comum no mundo, a de negócios com propósitos e causas sociais e ambientais bem definidas. Estamos falando de empreendimentos inovadores com alto potencial de crescimento e de internacionalização, que trazem soluções benéficas e vantajosas para a vida da população como um todo”, destaca Sheila Oliveira Pires, superintendente executiva da Anprotec. “A parceria com o ICE e com o Sebrae é fundamental para a realização do programa”, completa.

As duas primeiras rodadas do Programa foram coordenadas pelo ICE e, a partir deste ano, a iniciativa passa a ter a coordenação da Anprotec. “Para nós, essa mudança de atuação e a liderança da Anprotec na expansão do Programa é um dos maiores resultados alcançados. Estamos felizes que a Anprotec esteja assumindo essa agenda de disseminação do tema de inovação de impacto socioambiental a partir da próxima rodada”, ressalta Fernanda Bombardi, gerente-executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). “Podemos agora nos dedicar ao aprofundamento desse tema com as 45 organizações que participaram do processo nas duas primeiras rodadas”, completou.

Para Krishna Aum de Faria, da Unidade de Acesso à Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Sebrae, “é fundamental que as incubadoras, aceleradoras e os demais mecanismos de apoio à inovação se atentem para os empreendimentos de impacto social, já que a nova economia é mais engajada e traz uma foco maior na questão da inclusão. É fundamental e estratégico que esses ambientes trabalhassem com negócios de impacto social desde o início da prospecção até a sua graduação”.

A primeira etapa do programa deve ocorrer entre dezembro de 2017 e maio de 2018 e tem como foco a capacitação dos participantes na temática de negócios de impacto. Após esse período, serão selecionados até 10 empreendedores de todas as regiões do Brasil para apresentarem seus planos de ação para uma banca independente. Os cinco vencedores receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000 para apoiar a implementação do plano de ação, mentoria de associados do ICE, vouchers de serviços do Sebrae e uma inscrição para a Conferência Anprotec 2018.

Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas ao endereço impacto@anprotec.org.br para que sejam apreciadas e respondidas pelos realizadores.

Serviço:

Inscrições: De 24 de outubro a 20 de novembro de 2017

Site: http://www.anprotec.org.br/negociosdeimpacto/

Sobre o Programa de Incubação e Aceleração de Impacto

O Programa de Incubação e Aceleração de Impacto é realizado pela Anprotec em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social no seu portfólio.

Sobre a Anprotec

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. Atualmente, o Brasil conta com 369 incubadoras de empresas e cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos. Mais informações www.anprotec.org.br

ICE – Instituto de Cidadania Empresarial

O ICE é uma organização da sociedade civil que atua na articulação de líderes e no fomento de iniciativas transformadoras, capazes de gerar impacto social positivo na população de baixa renda. Há mais de 15 anos, o instituto trabalha no desenvolvimento de processos e projetos de inovação social, com foco na redução da pobreza e da desigualdade socioeconômica no Brasil. O ICE definiu como estratégia de atuação até 2020 o fortalecimento do campo de Finanças Sociais e Negócios de Impacto e tem contribuído para a articulação de diferentes organizações na geração e disseminação de conhecimento e na execução de projetos que fortaleçam atores estratégicos do campo. Saiba mais em www.ice.org.br

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE é uma entidade privada de caráter público que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. São público do Sebrae: potencial empreendedor, potencial empresário, produtor rural, microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte. Visite o endereço http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Deixe uma resposta

Share This