[et_social_follow icon_style="simple" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" spacing="true" outer_color="dark"]

Cursos gratuitos para gestão empresarial começam nesta semana na região da Foz do Itajaí

Cursos gratuitos para gestão empresarial começam nesta semana na região da Foz do Itajaí

Novos cursos de capacitação do projeto AMFRITEC começarão nesta terça-feira (10/3) em municípios da região da Foz do Rio Itajaí. Serão 17 cursos gratuitos e com duração de até 12 horas. A ação, chamada Gestão Empresarial, contemplará seis temas, como gestão, planejamento e mentoria. As inscrições podem ser feitas pelo site www.recepeti.org.br.

Segundo a coordenadora do AMFRITEC, professora Valéria Bennack, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esta etapa do AMFRITEC reforça as ações do projeto qualificação do capital humano da região para o futuro. “O objetivo é introduzir as pessoas aos conceitos e práticas profissionais que serão demandadas pelo mercado de trabalho da nova economia, cuja base é o empreendedorismo e a inovação”, diz Valéria.

Um levantamento realizado pelo AMFRITEC com 68 empresas da região em 2019 identificou a demanda por capacitação profissional adicional para pessoas que já estavam no mercado de trabalho. A partir do mapeamento foram elaborados seis cursos. As capacitações em “Gestão de Projetos” e “Planejamento Estratégico“ estavam entre as mais demandadas no levantamento e darão uma introdução sobre os principais aspectos dessas áreas.

O curso “Formação de Mentores” será baseado em conceitos, técnicas e ferramentas para mentoria. Já o curso “Da Idéia ao Negócio” vai ajudar os alunos a identificar oportunidades de negócio e a estruturar um produto mínimo viável usando o método Canvas. A capacitação em “Logística com Gestão da Produção” terá conceitos de gerenciamento logístico dentro de uma empresa. Já o curso de “Gestão da Inovação e Empreendedorismo” buscará relacionar o ecossistema de inovação com a capacidade empreendedora dos profissionais.

As capacitações terão duração de até 12 horas de atividades presenciais, pode haver horas adicionais. Serão divididas em até quatro encontros, todos no período noturno. Os cursos acontecerão em seis cidades da região: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Itapema, Porto Belo e Penha. Os professores que farão as capacitações, todos doutores, virão do Campus de Joinville da UFSC.

O projeto AMFRITEC é uma iniciativa da UFSC, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além do Gestão Empresarial, o AMFRITEC colocou em prática as capacitações de crianças com o Programando o Futuro; cursos de tecnologias da informação para jovens e adultos com o Geração TEC; realizou palestras em todos os municípios da região sobre inovação, além de apoiar a realização de eventos ligados à inovação; e irá preparar o Centro de Inovação para o início das suas atividades com um escritório de negócios da UFSC.

OS CURSOS

FORMAÇÃO DE MENTORES

OBJETIVO: Apresentar os principais conceitos que embasam as práticas do Mentor, técnicas e ferramentas para fortalecer a influência e competências de um mentor; apresentar os requisitos necessários para ser um mentor (competências, habilidades e atitudes); e, mostrar como fortalecer o papel do Mentor, ajudando-o com metodologias para assegurar os resultados esperados
CARGA HORÁRIA: 4 horas em 1 encontro; das 18 horas às 22 horas
CIDADES ATENDIDAS: Itajaí, Piçarras e Balneário Camboriú

DA IDÉIA AO NEGÓCIO

OBJETIVO: Identificar oportunidades de negócio e estruturar um produto mínimo viável (MVP), utilizando ferramentas de Canvas de Valor e Negócios.
CARGA HORÁRIA: 6 horas (presencial) + 2 horas (aplicação para estruturação de um negócio) em 2 encontros; das 18h30 às 21h30
CIDADES ATENDIDAS: Porto Belo, Itajaí, Penha e Balneário Camboriú

GESTÃO DE PROJETO

OBJETIVO: Conhecer os conceitos de projeto, os processos de gerenciamento de projetos. Gestão de Projetos no ambiente de desenvolvimento de produtos / serviços. Gestão Ágil de Projetos.
CARGA HORÁRIA: 12 horas (presencial) + 8 horas (prática) em 4 encontros; das 18h30 às 21h30
CIDADES ATENDIDAS: Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

OBJETIVO: Como planejar de maneira assertiva, como definir uma estratégia adequada à empresa e, principalmente, como fazer para que o que foi planejado se concretize da melhor forma possível. O curso aborda a administração estratégica como sendo o que as empresas de sucesso estão implantando para diminuírem o espaço entre o planejamento e a ação.
CARGA HORÁRIA: 12 horas (presencial) + 8 horas (prática) em 3 encontros; das 18 horas às 22 horas
CIDADES ATENDIDAS: Itajaí

LOGÍSTICA COM GESTÃO DA PRODUÇÃO

OBJETIVO: Conceitos de administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Métodos de controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Estratégias e técnicas de gestão da produção de bens e serviços.
CARGA HORÁRIA: 12 horas (presencial) + 8 horas (prática) em 3 encontros; das 18h30 às 21h30
CIDADES ATENDIDAS: Itajaí e Navegantes

GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

OBJETIVO: Conhecer os conceitos, elementos do ecossistema, características de empreendedores e inovação no ambiente empresarial. Fazer um diagnóstico de inovação no ambiente de negócio e apresentar uma proposta para inovação.
CARGA HORÁRIA: 12 horas (presencial) + 8 horas (prática) em 4 encontros; das 18 horas às 22 horas
CIDADES ATENDIDAS: Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *